Red Balloon 

Acreditamos que o domínio da língua inglesa é fundamental para a participação ativa de nossos alunos e nossas alunas na conjuntura global, na medida em que os ajuda a expandir seus horizontes e abre portas pelo mundo. Sendo assim, aplicamos em nosso currículo-base a metodologia Red Balloon, a melhor metodologia de ensino de Inglês para crianças e adolescentes, da Educação Infantil ao nono ano do Ensino Fundamental.

A metodologia Red Balloon foi desenvolvida exclusivamente para crianças e adolescentes. Ela propõe que se aprenda inglês de maneira natural e divertida, por meio de atividades que respeitam as necessidades dos estudantes e favorecem sua compreensão e interação com o mundo.

Orientados pelos professores, os alunos brincam, criam, cantam, cozinham, debatem e aprendem inglês com naturalidade.

In school 

No Anglo 21, a integração do Red Balloon ao currículo é orgânica, e as práticas em sala de aula alinham-se à proposta pedagógica e aos valores e cultura do colégio.

Estágios Red Balloon e avaliação de nivelamento 

No Red Balloon InSchool Intracurricular Anglo 21, são oferecidos 11 diferentes estágios do Red Balloon, para alunos de 4 a 14 anos:

 

 

 

 

 

Até os 8 anos de idade, os alunos são enturmados nos diferentes estágios do Red Balloon de acordo com sua faixa etária e a série em que estão matriculados. A partir dos 9 anos, os novos alunos realizam uma avaliação de nivelamento, pois, para a sua enturmação, passam a ser considerados também seu repertório prévio e experiência com a língua inglesa.

O estágio oferecido para os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental 1 é o K4. Nele, os alunos desenvolvem a compreensão e a produção oral através de histórias relacionadas à rotina e ao universo infantil. O conteúdo é coerente com a idade das crianças, e o uso da língua inglesa aumenta gradualmente, com o envolvimento em atividades lúdicas como jogos, brincadeiras, criações artísticas e músicas.

 

 

 

 

Junior

No estágio Junior, os alunos desenvolvem a consciência da língua inglesa na esfera dos sons, das letras que os representam e das combinações de sons e letras – as palavras –, e aprendem a escrever palavras-chave e frases curtas com autonomia. Além disso, reforçam e ampliam o vocabulário trabalhado nos anos e estágios anteriores, que é concreto e faz parte do universo infantil.

 

J1

No estágio J1, os alunos exercitam todas as quatro habilidades da linguagem em inglês (listening, speaking, reading e writing) e são encorajados a ter um papel ativo durante as aulas, aproveitando as oportunidades oferecidas para expressar suas ideias.

O vocabulário trabalhado é, em sua maioria, facilmente representado por objetos, desenhos ou figuras, e faz parte do universo infantil. Isso torna a aprendizagem mais significativa e, consequentemente, mais natural. Além disso, o professor orienta os alunos a observar a ortografia das palavras e a soletrá-las, e os estudantes escrevem pequenos textos na seção Portfolio do livro.

 

J2

No J2, os alunos exercitam todas as quatro habilidades da linguagem em inglês (listening, speaking, reading e writing) e são encorajados a ter um papel ativo durante as aulas, aproveitando as oportunidades oferecidas para expressar suas ideias.

Além disso, os professores orientam os alunos a observar a ortografia das palavras e a soletrá-las, e os estudantes escrevem parágrafos mais longos, baseando-se em situações do dia a dia, na seção Portfolio do material.

Ao final do J2, os alunos que tenham tido um bom desempenho ao longo do seu percurso escolar estão aptos a prestar o exame Cambridge English: Starters da Universidade de Cambridge, que foi especialmente desenvolvido para avaliar crianças e pré-adolescentes, com conteúdo e formato adequados a essa faixa etária.

Durante os estágios de Teens, os alunos ampliam seu repertório e conhecimentos sobre aspectos culturais da língua inglesa e integram suas habilidades de maneira personalizada e fluente.

 

T1

No T1, os alunos continuam a desenvolver sua compreensão e produção oral, comunicando-se por meio de uma linguagem eficiente e real. Além disso, seguem aprimorando sua produção escrita à medida que experimentam diferentes gêneros textuais.

Ao final do T1, os alunos podem, caso queiram, prestar o exame Cambridge English: Movers da Universidade de Cambridge. Este exame foi desenvolvido especialmente para avaliar crianças e pré-adolescentes. Com conteúdo e formato adequados a essa faixa etária, contribui para que os alunos se sintam mais confiantes na utilização do idioma.

 

K2

K3

K4

J

J1

J2

T1

T2

T3

T4

T5