No Ensino Fundamental 1, a criança dá continuidade à sua jornada de desenvolvimento participando ativamente de sua própria aprendizagem. Sabemos que o processo de aprendizagem dá-se à medida que o sujeito estabelece relações entre o que já sabe e as novas informações que vai apreendendo. Por isso, no Colégio Anglo 21 organizamos propostas nas quais os alunos e as alunas possam resolver problemas, testar hipóteses, pesquisar, investigar e progredir em seu percurso. Valorizamos o pensamento e a argumentação crítica, e confiamos na capacidade das crianças de investigar e transformar a realidade.

As práticas educacionais do Colégio Anglo 21 nesse segmento buscam promover o desenvolvimento progressivo da criança articulando a ação intelectual do aluno, as particularidades de cada conteúdo e a intervenção do professor. Vivenciando experiências diversas, que podem ser lúdicas, de expressão artística ou corporal e de interação entre pares, os pequenos estudantes avançam nos seus conhecimentos sobre conceitos e métodos próprios das várias ciências, linguagens e áreas expressivas e acessíveis a elas nessa etapa da formação.

 

Nos primeiros anos do Ensino Fundamental, os alunos vivenciam oportunidades de consolidação das competências leitora e escritora, importante marco em seu percurso de alfabetização, que se inicia com a imersão da criança, desde muito pequena, no mundo letrado e nas práticas cotidianas de uso da linguagem escrita. Já nos anos finais do Fundamental, há um aprofundamento nos temas trabalhados, e as crianças assumem a rotina de trabalho com maior compromisso e organização.  O reconhecimento da diversidade dos processos de aprendizagem e a valorização do conhecimento socialmente construído são os pilares que fundamentam as situações de aprendizagem em todas as etapas da escolaridade.

ENSINO  FUNDAMENTAL  1