No Ensino Fundamental 2, os alunos e alunas entram em uma fase totalmente nova da vida: a adolescência. Isto requer da escola uma organização toda especial, fundada na compreensão de que este segmento precisa ser pensado a partir de si mesmo, ainda que em profunda articulação com os demais segmentos da escola. Assim, os alunos e alunas têm como prosseguir nas suas aprendizagens desafiando-se com o novo, mas com um novo possível, ajustado a sua faixa etária, a suas capacidades e, sobretudo, a suas necessidades de aprendizagem.

No trabalho com os alunos e alunas, nosso foco recai sobre três eixos principais: a formação cidadã, a formação de estudantes, e a qualidade acadêmica.

Quanto à formação cidadã, é importante destacar o quanto ela é central: é justamente o desenvolvimento da capacidade de se colocar em articulação crítica e criativa com o mundo o que permite aos alunos atribuírem cada vez mais sentido a suas aprendizagens escolares. Essa dimensão é vivida no Ensino Fundamental 2 tanto em cada área, ou disciplina, quanto nas situações cotidianas da vida escolar, tematizadas com os estudantes, que são convocados a ativamente encontrar caminhos para uma convivência reflexiva, cooperativa e ética.

A formação de estudantes, complementarmente, é o que dá sustentação a todo o projeto pedagógico do segmento. No Ensino Fundamental 2 do Colégio Anglo 21, em sintonia com o momento de vida dos adolescentes, a transformação dos alunos e alunas em estudantes é objetivo fundamental. Isto significa promover a curiosidade como estímulo para a construção dos conhecimentos e também desenvolver a autonomia na gestão do próprio processo de estudo. Para tal, atividades e mecanismos são disparados, entre os quais as viagens de Estudo do Meio, a leitura literária, e o contínuo exercício de reflexão e avaliação sobre o conhecimento e sobre suas próprias práticas de estudar.

Por fim, a qualidade acadêmica, tanto no que diz respeito ao rigor em relação às informações, aos conhecimentos e aos saberes, quanto no que concerne à atualidade do conhecimento científico e pedagógico, é um dos pilares da escola como um todo. Em sintonia com o que se desenvolve nos demais segmentos, no Ensino Fundamental 2 buscamos que os alunos e alunas ampliem e aprofundem cada vez mais seu universo de referências e de sentidos, aprendendo a se relacionar com o mundo de maneira plural, complexa e contemporânea.

No Ensino Fundamental 2, os alunos são convocados a trocar, discutir, refletir e desenvolver – individual e coletivamente – posturas responsáveis, solidárias e participativas. Para tanto, investimos em situações que os colocam no papel central da situação educativa e que desenvolvam saberes que lhes proporcionem não só o acesso às informações, mas também, e sobretudo, que os ajudem a desenvolver habilidades para lidar com elas para solucionar problemas e para criar o novo.

Temos convicção de que nossa função é ajudá-los a desenvolver capacidades de comunicação e de trabalho coletivo; a se interessar pelos assuntos que vivenciam e lhes dizem respeito; a encontrar sentido e relação entre o estudado nos livros e a vida fora da escola; a respeitar a diversidade e a individualidade; a ter uma sólida formação acadêmica.

ENSINO  FUNDAMENTA 2